Simone Melo ©

Gota 1: Experiências vividas

Presencial, online, híbrido... experiências que nos fizeram construir uma nova realidade, ainda não vivida. Por isso, tantos estudantes com dificuldades: na organização, nos estudos, na realização das avaliações...

Nas sessões de psicopedagogia, com suporte neuropsicopedagógico, trabalhamos as funções executivas do cérebro com foco na autonomia e nos estudos, transformando a qualidade da aprendizagem de crianças, jovens e adultos.

Gota 2: Aprendendo com o Neuropsicopedagogo

Aprender envolve desejar, permitir-se, autorizar-se. Relacionar-se consigo mesmo, com o outro e com o conhecimento, confiante do próprio potencial. Conhecer e acolher nosso funcionamento para o aprender é o diferencial do sucesso.

O Neuropsicopedagogo, baseado no funcionamento do cérebro e nos processos de aprendizagem, também deseja, se permite, se autoriza a construir, junto ao Aprendente, um Lugar de Confiança, o Lugar do Ser.

Autoria, Dialogia, Criação, Silêncio e Escuta, Emoção, Cognição, Superação, Respeito...

Gota 3: O que é aprender?

Aprender é observar, investigar, "significar, sentir, pensar sobre, realizar, criar, emocionar, construir..."

É experienciar, de forma única; é transformar-se, tecendo a própria rede de conhecimentos...

Aprender é aguçar a sede de saber. E interagir com os próprios processos e, também, com os dos outros.

Aprendo... transformo, me transformo.

Gota 4: O Cérebro humano

O cérebro humano é o órgão do corpo que mais consome energia e exige, portanto, mais alimentação. Os neurônios, para realizarem suas funções em harmonia, precisam de:

1- Boa circulação sanguínea para que o cérebro receba os nutrientes necessários, sendo o mais importante e vital, a glicose. Mas... Que tipo de glicose?

2- Ingestão de alimentos geradores de glicose a partir de amidos de lenta digestão, como os legumes (batata doce, aipim, inhame, abóbora) ou produzida por cereais integrais.

Gota 5: Como é o processo de aprender?

O processo de aprender envolve, essencialmente, a neuroplasticidade (capacidade de transformação do nosso cérebro, para adaptar-se às novas exigências e necessidades surgidas nas experiências de vida).

O ser humano é adaptável e isso é maravilhoso, pois é o que nos permite aprender sempre, transformando-nos.

A cada situação nova, que não sabemos como lidar, nos sentimos desconfortáveis, desadaptados. Para sair dessa insatisfação ou frustração do não saber, fazemos uso da neuroplasticidade, que nos permite criar novas conexões, novos circuitos neuronais ampliando, assim, nossos conhecimentos e potencialidades.

Gota 6: Qual meu lugar como aprendente?

Você sabia que assumir-se ignorante é essencial? Só assim nos colocamos no lugar de aprendente, nos abrimos ao novo, aguçamos nosso olhar, direcionamos nossa atenção...

O ato de aprender é provocado pelo novo, por necessidades adaptativas. Gerado no pulsar das experiências, suscita transformações neurobiológicas.

Por isso, quando nos permitimos trilhar no desconhecido, ampliamos nosso potencial de aprendizagem, modificando nosso sistema nervoso central e vivemos com mais integridade.

Gota 7: Diferença entre os cérebros

O cérebro humano, com funcionamento considerado normal, dentro dos padrões, consome um sexto de toda a energia produzida pelos alimentos que ingerimos no dia.

Já o cérebro da pessoa TDAH, por funcionar de forma mais intensa e veloz, fica sobrecarregado, consumindo uma quantidade bem maior de glicose, que pode chegar a dois sextos de toda a glicose produzida pelo organismo.

Portanto: são partes do tratamento da pessoa TDAH uma boa circulação sanguínea (incluindo a saúde cardíaca) e a ingestão dos alimentos corretos para a produção de glicose.

Gota 8: Você sabia?

Você sabia que... o cérebro de um bebê aos 12 meses pode possuir o dobro de sinapses de um cérebro adulto?

Você sabia que... o excesso de sinapses - exuberância sináptica, é sinal de imaturidade e extremo consumo de energia?

Você sabia que... na adolescência ocorre a poda neural, que é o processo de eliminação das conexões excedentes, mantendo-se apenas aquelas que foram muito e bem usadas, resultado de ricas experiências?

Você sabia que... no processo saudável, o cérebro adulto possui uma circuitaria sináptica mais robusta e eficiente?

Gota 9: Como funciona a memória?

Memória é um processo construído e organizado por 3 operações: codificação, armazenamento e recuperação de informações.

A construção de memórias não está vinculada apenas ao cognitivo, mas é extremamente afetada pelo estado emocional e pela motivação do aprendente.

Diferentes tipos de informações codificadas do ambiente, são processadas por distintos tipos de memória. Apropriar-se desse conhecimento é essencial para se compreender e trabalhar com / no processo ensino e aprendizagem.

Gota 10: A Memória Sensorial

Memória Sensorial é a nossa janela para o mundo. A primeira memória, que nos permite interagir com o meio no qual estamos inseridos.

Ela é nosso mecanismo automático de percepção e representa em nosso cérebro, áreas e terminações nervosas, super velozes, responsáveis pelos órgãos sensoriais: memória icônica (visual), memória ecoica (auditiva), memória háptica (pressão sentida), paladar e olfato.

O que é preciso para manter nosso cérebro saudável e os processos cognitivos potencializados? Estar presente! Viver o agora! Acolher nosso melhor!

Gota 11: A memória sensorial e as complexas redes neuronais.

As memórias construídas por nós, humanos, não são iguais à realidade, pois passam por traduções, nas quais a linguagem e a emoção são utilizadas.

É um belíssimo processo, que ocorre em velocidade admirável:

Na aquisição: as informações chegam a nós, via canais sensoriais → são convertidas em um complexo código de sinais elétricos e bioquímicos, traduzidos pelos neurônios → na evocação, para reverter a memória de forma a ser traduzida pelos sentidos e consciência, os neurônios reconvertem sinais bioquímicos em elétricos.

É ou não é um espetáculo?

Gota 12: O sistema nervoso

"O sistema nervoso nasce, cresce e morre mudando a todo minuto. Não é como um circuito eletrônico, fixo e imutável. Essa incrível e dinâmica capacidade de mudança do cérebro, ao receber influências e informações do ambiente (inclusive do seu microambiente interno) é que se chama neuroplasticidade."

"[...] pense: você é uma pessoa, ao mesmo tempo um gigantesco conjunto de células e, simultaneamente, um grão de poeira no universo."

"Todos esses níveis explicam você, a seu modo!" - O cérebro aprendiz, Robert Lent.

Gota 13: O que é Neuropsicopedagogia?

A Neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar, fundamentada nos conhecimentos da Neurociência aplicada à Educação, com interfaces da Pedagogia e da Psicologia Cognitiva.

Seu campo de pesquisas é o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana, com toda sua potencialidade, numa perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional.

Em seu dia-a-dia, institui um espaço de autoconhecimento, ressignificação e transformação.

Gota 14: A primeira infância

A primeira infância é considerada uma etapa essencial ao desenvolvimento de diversas habilidades, devido à riqueza de estímulos e experiências vividas pela pessoa.

Nesta fase, há elevada plasticidade cerebral, que é a capacidade que o cérebro tem de se remodelar, se transformar ao longo da vida.

Tais vivências geram muitas conexões, encorpando a rede neuronal, fundamental para a construção de habilidades complexas em fases posteriores da vida.

Desperdiçar tais oportunidades significa limitar as potencialidades de desenvolvimento ativo e saudável da pessoa ao longo da vida.

Gota 15: Funcionamento mental do TDA

"Longe do conceito de doença, a meu ver o TDA é um funcionamento mental acelerado, inquieto, capaz de produzir, incessantemente, ideias que por vezes se apresentam de modo brilhante ou se amontoam de maneira atrapalhada, quando não encontram um direcionamento correto...

"Felizmente, muitos procuraram ajuda especializada, e hoje grande parte deles aceitou e entendeu seu modo de ser, mudou sua maneira de agir e pensar e conseguiu canalizar seus impulsos e ideias para algo realmente produtivo..."

Dra. Ana Beatriz B. Silva / Livro: Mentes Inquietas.

Gota 16: A autonomia

A autonomia é uma capacidade complexa, construída ao longo do nosso desenvolvimento, sendo seu início na primeira infância.

Contudo, autonomia depende da qualidade das experiências vivenciadas pela criança. Os adultos por ela responsáveis, ainda que com boas intenções, podem tanto auxiliar, quanto prejudicar tal processo.

Equívocos / vilões: excesso de controle; superproteção; ausência de limites; realização de tudo para a criança; entrega do poder de decisão sem que ela tenha maturidade para tal... a prejudicam muito.

Fiquem atentos!

Gota 17: Como você se sente?

Frágil e sem ânimo?
Com medo, sem saber as causas?
Em processo depressivo?
Com crises de ansiedade?
Procrastinando?
Não consegue se amar e se acolher?
Não consegue alcançar seus objetivos de vida?

O processo de Radiestesia e Radiônica te ajuda a compreender e superar esses quadros, vivendo com mais saúde e conquistas.

Gota 18: Sou Neuropsicopedagoga

Sou Neuropsicopedagoga e, por conhecer o funcionamento do cérebro, compreendo como ele aprende, selecionando, transformando, memorizando, elaborando e processando as sensações captadas dos elementos sensoriais ao seu redor, auxilia você:

... na superação de desafios e na conquista de objetivos acadêmicos e profissionais;

... na melhoria das habilidades de raciocinar, resolver problemas, se comunicar e adaptar-se a situações novas, pessoas com transtornos e distúrbios de aprendizagem;

... em instituições hospitalares, no planejamento e na intervenção em programas terapêuticos para a reabilitação cognitiva.